11/06/2006

O Canadá é Lindo!!! (by Tati)

Chegamos no Canadá dia 25 de setembro num dia maravilhoso que com certeza marcou nossas vidas. O dia em que nos tornamos oficialmente residentes permanentes do Canadá, especificamente do Quebec.
A sensação é inexplicável. Depois de aproximadamente 1 ano e 2 meses de processo desembarcamos neste lindo país com mala e cuia pra ficar!
Escolhemos a cidade de Quebec e acho que foi a melhor coisa que poderíamos ter feito. A cidade é linda. Nem grande, nem pequena com a população falando 100% francês, muito educados, atenciosos e amistosos. Estamos muito felizes aqui.

Tenho muitas histórias pra contar, desde o processo, a viagem, os primeiros dias, a retirada dos documentos, os primeiros passeios, as primeiras impressões.
Como resolvemos deixar a preguiça de lado e criar esse blog só agora, penso que é melhor passar essas informações por e-mail para os interessados. Se alguém tiver curiosidade deixa um recado que entramos em contato. E nada de perguntas genéricas. Por favor deixem bem clara a necessidade e o questionamento.

Vou começar contando como estamos agora e daqui pra frente...

Bom, pra quem não nos conhece, eu e o Rafa somos ambos engenheiros (eu civil e ele elétrico) e viemos pra ca com a intenção de nos estabelecer mesmo. Primeiramente pensamos em iniciar com um mestrado, que levaria aproximadamente 2 anos para ser concluído, após iniciar o processo de validação do nosso diploma perante à ordem dos engenheiros do Canadá pra só depois começarmos a trabalhar.

Estávamos com intenção de trabalhar até o início do ano que vem pra juntar uma graninha e tínhamos quase tudo acertado com uma indústria de calçados (pra trabalhar de peão mesmo, sem problemas) quando através de um casal de amigos brasileiros, que conhecemos aqui no Quebec, conhecemos o Centre Rire 2000.
É uma instituição sem fins lucrativos que trabalha junto com o Emploi Quebec e tem alguns projetos, dentre eles o de "Acesso Rapido à Ordem dos Engenheiros do Quebec para imigrantes".
Acabamos sendo aceitos pelo programa e estaremos iniciando as nossas aulas amanhã na universidade para o primeiro curso, Engenharia Econômica.
Acredito que ter deixado o mestrado um pouco de lado por algum tempo foi uma boa escolha. O Rafa conversou com um engenheiro mestrando da ULaval que passou a informação que aqui vale mais ter a carteirinha da ordem que um mestrado (ao menos no mercado de trabalho).
Em janeiro começarão os estudos para os testes que a ordem nos mandará fazer (podem ser no máximo quatro) e em maio serão as provas.
Espero que dê tudo certo, pois se isso acontecer, na metade do ano que vem já poderemos estar atuando na nossa área mesmo.

Outra coisa que estamos fazendo é participar de um intecâmbio linguístico com pessoas que estudam português na universidade. Conhecemos o professor de lá e ele nos propôs este programa. Eu ainda não conheci a minha "professora aluna", mas na semana que vem possivelmente teremos nosso próximo encontro.

Pra quem quer saber sobre o nosso francês, aí vai: Nem nós sabemos...hehe
Quando chegamos aqui eu tinha a sensação de que não sabia quase nada e que os 14 meses de estudo no Brasil tinham sido muito pouco. Hoje posso dizer que não foram muito pouco. Poderiam ter sido muito mais, mas por termos feito aula no Centre Quebec (francês do Canadá), com professores nativos e termos nos dedicado bastante (mesmo depois que passamos na entrevista) acredito que estamos nos dando bem por aqui.
No Carrefour de imigração que fomos aqui em Quebec a pessoa que nos acolheu disse que nem precisaríamos da francisação, mas mesmo assim pedimos os formulários e dia 24 temos a entrevista de validação de nível pra ver se poderemos fazer a francisação ou não. Como estamos neste programa, acredito que nem poderemos fazer. Estamos inscritos em paralelo num curso noturno de francês escrito que começa em janeiro.

Participamos na semana passada e retrasada de uma série de palestras sobre o Canadá. Foi até engraçado porque eu imaginava que todos os imigrantes participavam destas palestras e quando me dei conta era somente pra imigrantes que já falavam francês (nos incluiram no grupo). Só tinham africanos e franceses na turma. Fiquei muito feliz por ter conseguido acompanhar bem as palestras e interagir com o pessoal do grupo.
Esta semana temos um encontro individual no próprio carrefour de imigração pra montar o nosso cv e conversarmos sobre as oportunidades que teremos nas nossas áreas profissionais.

Estamos aos poucos conhecendo a cidade, os pontos turísticos, a universidade, super mercados, lojas, shoppings...tudo está fazendo parte do início dessa nova vida!
Não vou dizer que está sendo tudo perfeito. Tenho alguma dificuldade ainda em falar bem com as pessoas (entender é muito mais fácil), sinto muita falta da minha família de dos meus amigos (é muito difícil recuperar isso de uma hora pra outra), estou me adaptando ao clima (que é lindo, mas muuuuito frio).

Enfim, nem tudo são flores, mas esta foi a escolha que eu fiz pra minha vida e não estou me arrependendo em nada. A cada dia que passa me surpreendo mais com o Quebec, sempre positivamente. Estou amando poder conhecer esta cultura, poder fazer parte deste lugar!!

Espero ter conseguido passar alguma coisa hoje. Vou ver se escrevo sempre com todas as novidades e sempre contando um pouquinho do que já passou.

Tati

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei como vc colocou tudo Tati, lendo os detalhes e lembrando tudo o que aconteceu eu até me emocionei e de uma vez por todas entendi um pouco melhor como q tá rolando a vida profissional de vcs aí!!!Nunca esqueçam sucesso só vem antes de trabalho no dicionário e a tua escolha foi sem dúvida a mais perfeita o Brasil era pouco pra vcs, arrasem no primeiro mundo!!!bjo enorme

Anônimo disse...

Realmente, Tati... a Vãn disse tudo!
Até que enfim entendi o que está se passando na sua vida profissional! Bom saber que está tudo beeem encaminhado!

òtima maneira de nos manter informados, já que pelo msn eu gralho demais e às vezes só falo de mim!

Beijão p vc e p o marido e boa sorte no caminho!
Vi

Anônimo disse...

ahuahuahuahuah
anônimo disse..
não sei direito mexer nisso

Yhang disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Tati!
Que bom ter encontrado esse blog de vocês.
Sou eng. eletricista e estou terminando meu mestrado aqui no Brasil. Minha namorada é eng. ambiental.
Fiz intercâmbio no Canadá por um ano e foi o suficiente pra me apaixonar pelo país. Em função disso (entre outros fatores) tenho pesquisado e lido muito sobre o programa de 'skilled workers' do governo do Canadá.
Iso posto a minha pergunta é a seguinte: vcs deram início ao processo de adquirir a licença/permit de engenheiros daqui do Brasil?
Grato,
Jorge

Anônimo disse...

olá tati...sou engenheira ambiental...vi no topico anterior tbm
..como funciona para conseguir a ordem ..para poder trabalhar na area...e se exixe demanda no mercado!!!