11/27/2006

2 Meses de Québec!! (By Tati)

Ontem completamos 2 meses de Québec!
Quando penso no que fizemos por aqui parece tão pouco tempo, e ao mesmo tempo quando penso na família, nos amigos, no natal que tá chegando parece tanto tempo...

Só sei que estamos amando tudo por aqui com certeza! Só tivemos surpresas boas desde que chagamos.
Esperávamos pelo menos 2 anos pra conseguir fazer parte da ordem dos engenheiros e possivelmente faremos parte da mesma na metade do próximo ano já...
O frio nem pegou ainda e a gente achava que nesta época já iriamos estar morrendo congelados...
Achava que as pessoas seriam mais preconceituosas com a gente e todos estão se demonstrando muitíssimo cordiais e simpáticos...
Achava que meu francês não ia dar nem pra falar com a atendente do super mercado e já estou (estávamos...depois explico) assistindo aula de economia na universidade (e tirando dúvidas) sem problemas...
Temos uma casa ótima, completamente mobiliada, com armários cheios de doces maravilhosos e todas as comidinhas que eu tanto amava comer no Brasil...
Tá tudo muuuito melhor do que a gente esperava com certeza. E sabe a melhor parte? Tende a melhorar muuuito ainda! Estou amando esse país!!

Bom, agora voltando à parte do curso de economia. Aconteceu que a gente ia ter prova na segunda né, quando recebemos um e-mail da responsável pelo projeto dizendo que a gente simplesmente não precisa fazer o curso mais. A ordem avaliou nossa ementa da universidade e assumiu que nós temos carga horária de economia suficiente pra não precisar fazer esta prova.
Parece uma ótima notícia né!! Pois é, eu e o Rafa ficamos completamente decepcionados! A gente tinha estudado tanto pra esta matéria, estava sendo tão legal estar na universidade de novo...e em francês ainda :) Aí tudo vai por água abaixo :(
E o pior, eu liguei bem triste pra Madame responsável por ter feito isso com a gente contando que a gente queria muuuuito continuar no curso e tal...aí ela me responde "Mas era pra ser uma coisa boa!"...O que eu digo nessa hora? - O negócio é bola pra frente, voltar com força total a estudar francês em casa como estávamos fazendo no início e procurar outra coisa pra fazer.

Falando em outra coisa pra fazer, vou tentar essa semana entrar em algum esquema de trabalho voluntário pro Natal. Vou até ver se estão precisando de voluntários pra todo dia tempo integral...pratico meu francês e ainda ajudo as pessoas :)

Também vamos dar entrada na nossa carteira de motorista. Já estamos com as traduções em mãos (mandamos fazer aqui mesmo por 20$ cada).
Segundo o teste on-line a gente passa tranquilo no teórico. Vamos ver no prático...hehe

Ah, fizemos nossa avaliação de francês sexta-feira passada. Segundo o avaliador, nós 4 temos francês avançado, mas não devemos esperar a francisação. Eles nos indicou algumas escolas de francês e também nos aconselhou a nos increver num curso de francês escrito que é dado na universidade.
Disse que a francisação é somente para ensinar os imigrantes a "se virar" com o francês e disse que isso a gente já faz bem, então não precisamos necessariamente participar...só se realmente estivermos sem fazer nada. Só precisamos melhorar os pequenos erros...hehe.
Fiquei muito feliz com a notícia. Como vou estar participando do programa à partir de janeiro não poderei mesmo fazer a francisação, mas já foi bom para avaliar mesmo se o nosso francês está bom ou não.

Esta semana pretendo comprar alguns enfeites de natal pra nossa casa, afinal natal se enfeites não é natal...

Ainda estamos com o probleminha da câmara....espero semana que vem já poder colocar fotinhos....

Tati

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tati, vi seu blog e gostei das informações. Estou querendo chegar em montreal como residente em abril/2007. Já estou com o passaporte. Um pergunta, sou formado em computação e gostaria de saber como vocês fizeram a tradução dos diplomas e historico escolar. Melhor fazer no brasil ou aí? E principalmente quanto foi? Abraço

Ale e Octavio Cim disse...

Oi, Tati! Bem vinda ao mundo dos blogueiros!!! Muito legal as informaçoes que você colocou. Que bom que já estao encaminhados e tudo! Muito sucesso pra vocês, sempre!!! Um abraço,
Ale.

Anônimo disse...

Dae Tati e Rafa
Vir dar um passei no Blog de vocês e achei muito legal ter notícias fresquinhas...

Que bom que tão se adaptando bem, fazendo os cursos e tal, muito maneiro...

RAFA, bora escrever seu safado!!! Só a Tati não né sua biba! Por sinal, já criou coragem para jogar Ice Hockey? Po, tá na terra dele então é melhor se coçar pq de futebol ai não vai ter nada!!!

Beijões Tati, Abraços pro Rafa

Thomás

Anônimo disse...

Queridos Rafa e Tati,
Vc s não tem idéia de como é bom ter notícias de vocês, e melhor, notícias boas..
Conforta nosso coração por aqui e mata um pouco da nossa saudade...
Amiga, imagine que coisa mais perfeita, um natal com neve, como vc sempre sonhou!!

Estou extremamente feliz por vocês
Um beijão enooooorme

Anônimo disse...

Tati e Rafa,

eu e o meu marido(Rubens)estamos iniciando o nosso processo agora e queremos estar por aí no começo de 2008. Ele é engenheiro e o blog de vocês foi muito tranquilizante pra gente!! Nunca tínhamos pensado em ir para a cidade de Quebec por causa do frio mas depois de ler o depoimento de vocês ficamos bastante animados. Obrigada pelas ótimas dicas. Se você não se incomodar gostaria de trocar msgs com você por e-mail.
Meu e-mail é tatiq@uol.com.br.

Ah.. se vc quiser me escreva que eu te mando alguns adaptadores para as tomadas. Aqui do lado da minha casa em SP tem uma loja só disso e ia ser um prazer ajudar vocês!!

bjos
da Tati