12/20/2006

Sistema de Saúde (by Tati)

Ontem fizemos uma visita ao Hospital Laval aqui perto da nossa casa. Infelizmente não foi somente para conhecer, pois eu tive um pequeno "piripaque"na noite anterior.

Eu tive algumas palpitações no coração e mesmo tendo acordado um pouco melhor, preferi visitar o médico e fazer algo preventivo, já que metade das mortes da minha família foram cedo e por causa do coração.

Bom, contando o fato...

Primeiro chegamos diretamente na recepção e nos encaminharam para uma área que se chama 'saúde de família". É como se fosse um intemediário entre uma emergência e uma consulta marcada. Como eu não tinha nada marcado, fiz minha carteirinha do hospital e depois fizeram uma ficha minha com os dados (sem perguntar o que eu tinha) e pediram pra que eu esperasse o médico.
Depois de 1 hora e 45 minutos (muito menos do que já cheguei a esperar no Brasil numa emergência mesmo com convênio médico mediano) o médico me chamou. Foi super atencioso (nada de consultas de 5 minutos), me perguntando tudo sobre o que eu havia sentido, os casos da minha família, perguntando sobre os sintomas, o que eu fazia da vida, bem completo. Me examinou rapidamente e me encaminhou pra fazer um eletrocardiograma.
É isso mesmo, me encaminhou diretamente e ainda ligou pra uma enfermeira agilizar o processo.
Fui até o local pra fazer o exame e fui atendida logo em seguida. O local muito limpo, com equipamentos em ótimo estado e novos. Me atenderam muito bem novamente. Peguei o resultado do exame na hora e levei para o médico. Esperei ele sair da sala pra chamar o próximo e ele já e atendeu novamente.
Viu o resultado do exame (graças a Deus eu não tenho nada :) e depois me falou que como eu não tinha nada podia ser stress da viagem ou da distância, o que eu devia fazer e ainda me deu o cartão dele pra caso aconteça de novo eu poder marcar uma consulta diretamente com ele.

Pra falar a verdade eu achei melhor que o tratamento que eu recebia no Brasil com o convênio que eu tinha (Sul América). Tudo bem que pode ser que um dia ou outro esteja mais cheio e a espera seja um pouco maior, mas nada muito diferente do que acontece no nosso querido país de origem.

Também perguntamos sobre espera pra quem marca consultas e a recepcionista passou que pode levar de 1 mês a 2 meses, mas que dependendo da gravidade eles podem até conseguir pra antes. E nos pediu pra que se fosse qualquer emergência ir no atendimento sem hora marcada sempre.

Mais um mito sobre o Canadá quebrado!! Pelo menos aqui em Québec o sistema de saúde funciona e muito bem. Não sei se nas cidades maiores a espera é maior mesmo ou o atendimento é diferente, mas aqui foi tudo ótimo.

4 comentários:

Tati Tinoco disse...

Tati e Rafa,
que bom saber que está tudo bem e não passou de um susto. Um ótimo 2007 pra vocês!!! Quem sabe não nos encontramos por aí?
Tati e Rubens

Panda disse...

Olá pessoal,

sou de Belo Horizonte e conheci o blog de vcs hoje.
Que bom que está tudo bem...
Feliz 2007 para vcs.
Ano que vem estarei por aí, se Deus quiser. Pretendo ir para Sherbrooke em nov/2007.
Vou acrescentar o blog de vocês na lista de links do meu,ok?

Abraços,

Alessandro

Anônimo disse...

Olá Tati,

Descobri seu blog ontem e adorei todos os seus posts, parabéns !!!
Eles estão sendo muito utéis para mim. No momento eu estou estudando francês e terminando o mestrado para poder dar entrada no processo.

Um beijo,

Karol

Rodrigo e Nara disse...

Oi, Tati e Rafa! Como vão as coisas por aí no Québec?
Estou escrevendo esse post porque estou me preparando pra imigrar (vou em agosto com minha esposa - estamos com o visto desde outubro) e quero me preparar pra validar meu diploma de engenharia civil no OIQ. Eu queria saber quais os procedimentos que vocês tomaram e, sobretudo, saber desse curso que vocês estão fazzendo na universidade. Qualquer informação já será de grande ajuda pra quem tá tão ansioso.
A gradeço a vocês e parabéns pelo blog.