1/02/2008

Processo da Ordem - ACABOU!!

Bom, finalmente no dia 24 de dezembro eu recebi o esperado resultado da minha prova da Ordem dos Engenheiros e passei :D
Finalmente tudo acabou e agora já estou na procura de emprego...

Bom, falando em emprego, eu e o Rafa começamos num grupo de procura de emprego numa agência daqui que se chama option travail. É muito legal porque além de estarmos em contato com pessoas na mesma situaçao que a nossa, ainda temos apoio do pessoal pra corrigir cartas, curriculos, ajudar com o que falar e como falar no telefone, preparaçao pra entrevista de emprego...enfim, eles dao todo o auxílio necessário pra que tudo dê certo. E eu achei ótimo também porque nao é só pra imigrantes, entao a gente tem mais contato com o pessoal daqui, que até ajuda com indicaçoes.

A gente começou com o programa faz 1 mês e eu já fiz uma entrevista de emprego. O cara só estava esperando que saísse o resultado da ordem, mas como todo mundo entra em recesso nessa época do ano, só vou ter uma resposta concreta na semana que vem.

O Rafa também fez uma entrevista numa empresa aqui e vai começar a trabalhar na semana que vem...e sim...como engenheiro!!

Estamos realmente muito felizes por ver que nossos esforços estao rendendo frutos!! É difícil, cansativo, desmotivante às vezes, mas com persistência é possivel!!

Bom, o tempo que levamos pra conseguirmos tudo foi o seguinte:

Chegada no Canadá - setembro/2006
Entrada no processo da ordem - outubro/2006
Início das aulas preparatórias pras provas - janeiro/2007
Primeira fase das provas - maio/2007 (fizemos cada um 3 provas)
Resultado das provas - junho/2007 ( Rafael passou em todas e eu reprovei em 1)
Segunda fase de provas - novembro/2007
Resultado das provas - dezembro/2007
Rafael começa a trabalhar - janeiro/2008
Tati começa a trabalhar - ?? (logo completo :)

Bom, é isso...estamos finalizando o nosso processo de adaptaçao inicial em 1 ano e 3 meses. Acredito que levamos o tempo que tínhamos que levar e principalmente pra quem precisava de ordem pra trabalhar, foi mais que bom :D

Desejo a todos um super 2008. Espero poder ter ajudado em alguma coisa nesse ano que passou e continuarei respondendo a todos que nos escreverem. Acredito que nao terei mais muitas novidades pra colocar aqui já que tudo virou rotina :D

A todos os que estao vindo, muita boa sorte, estudem francês e saibam que nada acontece por acaso e que ninguém consegue nada sem muito esforço e muita dedicaçao...a gente tem que fazer merecer o que conquista...até porque se nao fosse assim nao teria a mesma graça :D

Beijos

Tati

19 comentários:

Karol disse...

Parabéns por ter dado tudo certo nas provas. Eu desejo boa sorte pra vc e que comece a trabalhar na área logo !

Um abraço

Luciana & Gilberto disse...

Tati e Rafa,

Parabens aos dois por essa vitoria! Muito legal mesmo, pois mostra que sim eh possivel vencer as barreiras e trabalhar como engenheiro sendo formado no Brasil. Acredito que, como demosntardo por vcs, com esforco, dedicacao e vontade chega-se lah!

Um abraco e um bom 2008!

Gilberto e Luciana

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Parabéns Tati e Rafa!!!
Melhor início de 2008 não poderia ser,não é mesmo?
Vou aproveitar e pedir uma ajuda, pois sou eng.tb. e chegaremos em abril/08. Vcs não pediram auxílio do Centre R.I.R.E.?Se não, porque?
Vcs já ouviram falar da AMPE, que seria uma entidade parecida em Montreal(cidade para onde nós vamos)?
É isso,
Sucesso para vcs.
Mauricio e Priscilla.

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

Rafael e Tati;

Parabéns por esta grande conquista e esforços de vcs! Espero que no ano que vem a gente se encontre por aí! hehehehe Já entramos com o processo e estamos esperando o agendamento da entrevista, até lá, estamos estudando um monte!
Um feliz 2008 e que de tudo certo, vcs merecem!

Um grande abraço e bonne chances!

Marcio, Fernanda e Agata

Anônimo disse...

PARABÉNS A VOCÊS DOIS!!! REALMENTE VALEU A PENA O ESFORÇO.
ABRAÇO.......SILVANE

Anônimo disse...

Nossa, a cada hora que vemos um sucesso e finalização de um processo em uma Ordem, ficamos felicíssimos.
Estamos ainda no Brasil, mas, somos dentistas e meu marida já está em processo na ordem, inclusive já passou na primeira fase... Ah, estamos tb esperando o pedido de examens médico para irmos em Julho.
Boa sorte sempre para vcs e com razão, sem esforço não adianta chorar depois.
Um abc e com certeza nos conheceremos em Ville de Quebec.
Camila

Marcelo Jo disse...

É isso aí Tati... matando a pau aqui no Canadá! hehehe
No que precisarem, estamos aqui logo ao lado vizinhos!

Bjos e um ótimo 2008 pra todos nós!

Marmé e Tati

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista!
É bom ver o pessoal conseguindo atingir os objetivos e que não desanimaram com as dificuldades que aparecem.
Talvez daqui a 1 ano eu vou estar nessa luta tb...

RODRIGO CAMELO FILHO disse...

Sempre que vejo alguém concluindo o processo da Ordem de Engenheiros fico ainda mais motivado... Sou engenheiro civil e gostaria de informações mais detalhadas... Vocês poderiam me escrever ou passar o email de vocês?
racamelofilho@yahoo.com.br
Gostaria de obter os testes de anos anteriores...
PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!

Thaís e Wilian (Canadá em breve !!!) disse...

Olá Tati e Rafa, minha formação tbm é na área da Engenharia Elétrica e gostaria, se possível, de algumas dicas sobre o processo pelo qual desenvolveram o reconhecimento da formação que vc's adquiriram aqui no Brasil.
Por favor caso possam me auxiliar meu email é:

wilianbatista@gmail.com

Abraços e sucesso cada dia mais nesta dificil fase de adaptação.

Wilian Batista

Unknown disse...

Olá Tati e Rafa,
Sou um engenheiro como vcs e já estou a 6 meses estudando francÊs com o objetivo de virar um vizinho de vcs. Ainda estou com muitas dúvidas e questionamentos sobre o processo de imigração. Será que vcs poderiam me ajudar? Estou querendo essa ajuda para que possa dar entrada no processo de imigração. Aproveito também para lhes dar os parabéns pela aprovação na ordem.

Meu e-mail é o thiagodaltro@gmail.com

Toda ajuda será bem-vinda.
Novamente parabéns e boa sorte nos novos empregos.

Anônimo disse...

Ola, Tati e Rafa.

PArabéns pela conquista, talvez voce possa me ajudar estou tentando entrar com o pedido de reconhecimento atraves do Brasil, alguns amigos disseram que isso é possivel, voce ja ouiram sobre isso ?
Um abraço

Debaalbeck
debaal@uol.com.br

Jefferson Rosa disse...

Parabéns estou lendo o blog de vcs e estou achando o máximo...tb tenho o sonho de ir para Quebec e só estou esperando eu me formar em Engenharia para estar indo tb...tenho um blog tb que estou começando agora se tiverem tempo deem uma olhada...http://adoradoresquebec.blogspot.com/....meu e-mail é je9445@yahoo.com.br...seria um prazer compartilhar algumas informações com vcs e mais uma vez parabéns

LtData disse...

ola pessoal!!

primeiramente parabens pela conquista!!

queria lhes pedir umas dicas: sou eng. eletricista e gostaria de conhecer com mais detalhes o processo para registro na ordem dos engenheiros daí.
- o que precisa ser levado de documentação? diploma e histórico apenas?
- é a ordem quem determina quais provas vcs precisarão fazer?? por que as provas foram necessárias??? Se a pessoa já possuir registro do CREA aqui ajuda em alguma coisa???
- vcs mencionaram que assistiram aulas para se prepararem para as provas< onde elas ocorreram?? precisaram pagar por elas??

meu email é flavio_rabello arroba yahoo.com.br

abração!

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista...
tati e rafa, estou eu aqui pensando que a quantia que eles pedem pra levarmos não é bem o suficiente pra se manter por um periodo maior, então podem me dizer quantos doláres temos que levar pra ficar uma média de 6 meses sem trabalho levando em conta uma vida simples porém confortável.
Estamos iniciando o processo, mas meu esposo é enfermeiro então terá que fazer a prova aí e isso pode demorar algum tempo...
muito obrigada pela atenção,um abraço!
Fernanda Monturil

Sou um coração que bate forte disse...

Oi, tudo bem?
Sou a Laura, brasileira e imigrante no Québec, morando em Montréal.
Vi o seu blog, achei muito interessante, tem informações bastante úteis, gostei muito mesmo!
Sou formada em Administração e atualmente trabalho para a École de Français Québecois, onde sou gerente de marketing. Vou te falar um pouco da nossa escola, e gostaria de te convidar para conhecer o nosso site e o nosso curso, tenho certeza que irá gostar.
A Escola de Francês Quebequense é uma escola de francês situada em Montréal, Québec, e oferece um curso de francês virtual exclusivo para brasileiros que desejam imigrar para o Québec.
A escola não oferece um curso presencial, apenas um curso a distancia, pela internet.
O nosso curso é reconhecido pelo Bureau de Immigration-Québec e oferecemos um certificado de horas estudo.
A nossa escola é a melhor opção para quem não quer perder tempo com o trânsito das grandes metrópoles brasileiras e quer ter a liberdade de estudar onde e quando quiser com profissionais experientes no ensino da língua francesa.
Nós temos um MSN para quem quer falar conosco e obter maiores informações:
ecoledefrancaisquebecois@hotmail.com
Somos com certeza a melhor opção para quem quer imigrar para o Québec, saiba porque:
Nós temos dois grandes diferenciais em relação às escolas convencionais de francês do Brasil:
1. A Escola de Francês Quebequense é a única escola que ensina o típico francês quebequense numa perspectiva exclusiva de imigração, isso significa dizer que todo conteúdo das aulas está relacionado ao Québec e aos imigrantes.
2. É a única escola de francês que tem uma equipe especialista em imigração para dar suporte contínuo aos alunos. Ao mesmo tempo em que o nosso aluno estuda e aprende o francês, ele tem um acompanhamento da equipe de especialistas em cada etapa do processo de imigração, para esclarecer todas as dúvidas (sem pagar nenhum custo adicional por isto). A equipe está sempre apta para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de imigração, montagem do dossiê, mercado de trabalho no Québec, educação no Québec, moradia e etc.
Agora te convido para conhecer uma amostra do nosso curso. Trabalhamos com material áudio e vídeo, para que o nosso aluno possa ver e ouvir tudo aquilo que lhe interessa sobre a cultura, o dia-a-dia do Québec, a imigração, enfim! Na nossa amostra, temos disponíveis pequenas partes de dois dos nossos módulos. Uma amostra do módulo 6 (para pessoas de nível intermediário à avançado) e do módulo 1 (para pessoas do nível básico).

http://moodle.francaisquebecois.com/

O site da nossa escola:
http://www.francaisquebecois.com/

Muitíssimo obrigada pela atenção,
Laura Mercês

Sou um coração que bate forte disse...

Oi,
Seria interessante se pudesse colocar um link da nossa escola nas referências do seu blog. Nós também gostaríamos de colocar um link do seu blog na lista de links úteis no site da nossa escola =)
Nós gostaríamos de te convidar para ter acesso completo e gratuito, por um dia, a um de nossos módulos de estudo. Assim você poderá conhecer pessoalmente o nosso material e a nossa metodologia e então recomendar para os amigos que também querem imigrar para o Québec =)
Seria legal se pudesse após que conhecesse o nosso material, escrever um artigo em seu blog sobre suas impressões do nosso curso, e querendo se tornar nosso aluno você será mais do que bem vindo.
Aqui está o meu email para que possamos conversar melhor e então liberarmos o seu acesso ao nosso material de estudo, tenho certeza que você vai adorar:
lauramerces@francaisquebecois.com
Muito obrigada mais uma vez,

Laura Mercês

Anônimo disse...

Tati e Rafa

Gostaria de saber como andam as coisas pelas terras gelada do Canadá em relação ao mercado de trabalho para engenharia civil. Sou arquiteta e meu marido é engenheiro civil e estamos pensando em imigrar para o Canada.
Se sobrar um tempinho para trocarmos e-mails.... o meu é arq.karinacamargo@terra.com.br.

Abraço!

Karina

Jepherson Terra disse...

Abraços!!!
Sou engenheiro civil e estou com processo de imigração na fase federal.minha intenção é ir para Ville de Quebec.
Gostaria de esclarecer duas dúvidas:
1)O exame da ordem tem validade para o Canadá ou apenas para a Província de Quebec?
2)Vocês podem se inscrever em um curos para prestar o exame da ordem ao chegar no Quebec?
Obrigado: terra@terraengenharia.com.br
Curitiba - Pr - aluno do Centre Québec